Compartilhe

quarta-feira, agosto 28, 2013


A história da banda mais quente do mundo: Kiss 1978 a 1991 (Era de Prata)


Cultura
Por: Wander Alves Revitte


1978 

     Nessa época o kiss entra meio de férias porque nesse ano eles só fizeram 4 shows, mas em compensação eles lançam muitas coisas atrasadas, como em 2 de Abril de 1978 eles lançam a coletânea Double Platinum, que trazia as 20 músicas mais pedidas do kiss e uma nova versão de Strutter chamada de Strutter '78, que ganhou 1 disco de platina.



     Como na banda todos cantavam nenhum estava tendo um grande espaço no kiss (isso gerou briga porque cada um queria chamar mais atenção que o outro), então eles decidem que cada um deveria lançar um disco solo.



    Todos saíram juntos em 18 de Setembro de 1978:

    1 - Do Ace Frehley, supremdeu todo mundo o disco dele ter vendido mais do que os 3 juntos, esse disco é simplesmente maravilhoso, principalmente a música New York Groove que até apareceu no jogo GTA4; essa música é a única dos álbuns solos que foi tocada em várias turnês

    2 - Do Paul Stanley, mas esse não é um dos melhores álbum, porque todos os outros tentaram inovar  mas ele fez as música ficarem muito a cara do kiss

     3 - Gene Simmons, todos pensaram que seria puro metal \../, mais não foi bem assim, ele tentou mostrar um lado mais romântico dele, com músicas mais leves, com melodias lentas e longas 

    4 - por último vem o do Peter Criss, que tentou puxar mais para o Jazz e quem é fã do kiss gosta de rock e não de jazz (eu confesso para vocês quando eu ouvi pela primeira vez eu destetei, mais eu ouvi de novo com a mente mais aberta e até que o disco é bastante bom, mas infelizmente não vendeu muito, muita gente colocava a culpa nas drogas)

  Ainda no mesmo anos lançam uma grande surpresa infeliz, que nem tem uma data especifica de lançamento, baseado nos quadrinhos da banda, que é um filme, chamado de Kiss Meets the Phantom of the Park, o qual é tão ruim que o próprio kiss o renega, porém, por incrível que parece  foi a 2ª Maior Audiência da ABC (só foram os fãs ver o filme, porque o filme é quase musical e só tem músicas do kiss), no filme cada integrante ganha dois poderes, Gene Simmons tem uma super força e cospe fogo, Paul Stanley pode atirar laser do olho direito que tem a estrela e ler mente, Ace Frehley pode atirar laser e se teletransportar, Peter Criss tem uma super velocidade e poder de gato.



     Ainda no mesmo ano, Gene vem com o seu novo contra-baixo que ficaria na história da banda, o baixo é em forma de machado (esse baixo é o meu sonho de consumo).



1979

     Passado um ano sem disco novo com a banda, vem em 23 de Maio de 1979 o disco Dynasty.



     Esse disco desapontou os fãs por completo, ele trazia um ar mais de Pop Rock com várias baladas (aconteceu a mesma coisa que aconteceu com o disco solo de Peter Criss, quem é fã do kiss gosta de Hard e Heavy e não de Pop Rock), nesse disco tem uma música cover dos The Rolling Stones chamado 2.000 Man, as vendas foram um pouco baixas comparada a outros disco do kiss, ele só ganhou um disco de platinha. Peter Criss só gravou uma música, e olha que só foi o vocal, o resto quem gravou foi o baterista Anton Fig, porque Peter nessa época já estava afundado nas drogas, nos clipes ele quase nem aparecia.
Na turnê no solo do Gene, logo após ele vomitar sangue, ele é puxado por dois cabos de ferro até uma plataforma que fica no auto do palco e no solo do Ace agora além da fumaça, ele também dispara fogos de artificio, mais conhecidos por foguetes.

1980:

     Dia 20 de maio de 1980 eles lançam o disco mais Pop possível do kiss chamado Unmasked



     Esse disco até parece um álbum do U2, de novo as vendas foram baixas, porém eles ganharam um disco de ouro, (vale mencionar que o kiss não mostrou o rosto para o público desde 1973, então forma uma certa tensão para como seria os rostos deles sem a maquiagens). Peter apesar de estar na capa e em alguns clipes, não gravou nem uma batidinha de leve na bateria e antes do começo da turnê, Peter Criss saí da banda por conta das drogas, em seu lugar vem o melhor baterista do mundo: Paul Charles Caravello ou Eric Carr.



     Esse é o baterista, a maquiagem dele é a do The Fox, porque ele era astuto como uma rapossa, a batida dele era muito forte e muito marcante, tanto que em algumas músicas como Love Gun a batida dele acabava encobrindo os outros instrumentos, mas com o decorrer do tempo eles conseguiram equilibrar isso, já Peter sai do kiss para ir se tratar e com isso o seu rosto é revelado para o público e para quem ficou curiosso:



     Na turnê no solo de Eric Carr a bateria se arrasta até a frente do palco e depois volta do resto continua o mesmo.

1981

     Nesse ano vem ele, o disco que separa os fã, esse é o tipo de disco que é 8 ou 80 (ame ou odeie), ele teve o lançamento em 10 de novembro de 1981 e se chama Music from "The Elder"



     Nesse disco eles queriam mostrar que a banda tinha amadurecido, que eles eram músicos de verdade, isso deu tão errado, que é o único disco que não teve nem um certificado americano (disco de ouro ou de platina), as vendas foram tão baixas que nem teve turnê, só teve alguns shows, e em um deles Ace não participa porque teve um acidente, as músicas desse disco são chatas, longas e lentas, se você ouvir na ordem e prestar bastante atenção, o disco conta uma história, a única coisa que supostamente salva esse disco é a batida marcante do Eric Carr.

1982

    Para tentar limpar a mal impressão de 81, em Maio de 1982 eles lançam a sua segunda coletânea chamado de Killers, que traz 4 músicas inéditas e apesar de Ace estar na capa, ele não gravou nem uma das novas músicas, quem gravou foi Bob Kulick (que já tinha trabalhado com eles na época do Wicked Lester), ele vai ter algo com o kiss mais para frente.



     Uma coletânea não ia aguentar as vendas o ano todo, então em 13 de outubro de 1982 eles lançam Creatures of the Night, esse sim mostra o que é o kiss e voltando a ganhar 3 discos de platina.



     Na turnê desta vez a bateria de Carr está estalada em cima de um tanque de guerra, e apesar de Ace esta na capa ele não participa das gravações, porque desde o começo de 82 ele já estava saindo do kiss e no seu lugar entra Vincent John Cusano ou nome artístico Vinnie Vincent.



     A maquiagem dele é uma chave de Ankh, que ele falava que ia dar uma nova vida para o kiss (isso não ia dar muito certo) e para quem ficou curioso para ver o Ace sem maquiagem:


1983

     Ainda na mesma turnê, nas datas de 18/06/1983, 23/06/1983 e 25/06/1983 eles vêm aqui no Brasil fazer 3 shows, um em São Paulo, outro no Rio De Janeiro e em Belo Horizonte, esses shows foram o que mais lucrou e lotou das historia do kiss e também foi o último show com as maquiagens, porque em um programa de TV eles decidem abandonar as maquiagens, as fotos deles sem maquiagens são essas.



     No dia 18 de setembro de 1983 para fazer a estréia do grupo sem as maquiagens eles lançam o disco Lick it Up, esse álbum ganha um disco de platina (talvez porque fosse o primeiro disco sem maquiagens)



    No começo da turnê, Gene ainda vomitava sangue, mas não ficava tão legal sem a maquiagem então ele parou de vomitar, mas ainda cospe fogo e o solo de Vinnie ele não faz nada de mais, só fica correndo para lá e para cá e se ajoelhando no chão.

1984

     No meio das gravações de Lick In Up, Vinnie acabou brigando com o grupo inteiro, porque ele queria mandar na banda, então nas gravações do novo disco ele foi substituído pelo guitarrista Mark Norton que depois virou Mark St. John, que foi o primeiro integrante que nunca usou maquiagem no kiss.


     Em 13 de setembro de 1984, vem o disco Animalize, disco que ganhou 2x platina (para quem é fã de Hard Rock é obrigado ouvi essse disco) e pode-se perceber que Gene esta sé distanciando da banda.


     Em uma entrevista com Paul, perguntando se eles iriam retornar com as maquiagens, eles respondeu que maquiagem nunca mais, e para concretizar essas palavra, na turnê de animalize eles retiram as botas plataformas (o kiss está cada vez mais se parecendo com uma banda normal). No meio da turnê, Mark teve que se ausentar da banda porque ele tinha a doença, chamada de Síndrome de Reiter, que causou inchaço nas suas mãos e braços e o impediu de tocar guitarra, eles pensaram em chamar Bob Kulick, mas ele estava ocupado, então foi o irmão mais novo dele mesmo chamado de Bruce Howard Kulick, mais conhecido como Bruce Kulick (o segundo integrante a nunca usar maquiagem no kiss).



      Na mesma turnê, em 5 de Abril de 1985 eles lançam mais um vídeo em VHS, anos mais tarde em DVD chamada de Animalize Live Uncensored.



1985 e 1986

     Bruce é finalmente oficializado como o guitarrista oficial do kiss, para sua estréia em 16 de setembro de 1985, vem o disco Asylum.



     Na turnê, Gene copia o solo de Ace, ele dispara 3 fogos do contra-baixo fazendo muitos fãs se dividirem. Bruce fazia o solo em conjunto com Eric Carr. Gene nesse disco esta muito mais distante da banda com o foco em outros lugares, em 86 eles não lançam nada de novo (eles entraram de férias, praticamente).

1987 e 1988

     Um ano sem nada de novo, eles vêm em 22 de setembro de 1987 com o álbum Crazy Nights ganhador de um disco de platina.



     Esse também, quem gosta de Hard tem que ouvir esse disco, o que esta segurando Gene no kiss é Paul que fazendo de tudo para que o amigo não sai da kiss (os dois são a alma do kiss), na turnê eles retiram os figurinos extravagantes, agora eles estão com roupas normais, também podemos perceber que Eric Carr está meio cansado.

     Em 16 de Novembro de 1988 eles vêm com mais um coletânea, Smashes, Thrashes & Hits, que trazia 2 músicas novas (estão começando a atrasar os discos, eles lançavam praticamente 2 disco por ano, agora um em cada dois anos) e pelo incrível que pareça essa coletana ganhou 2x platina (eles sabem faz dinheiro!).



1989, 1990 e 1991

     Estréia em 17 de outubro de 1989 o disco com 15 músicas, chamado Hot in the Shade (para fala a verdade de 15 músicas, 5 são legais) e ganhou só um disco de ouro.



      Duas dessas músicas legais que vale a pena comentar são: Forever que é uma música lenta e apareceu na trilha sonora da novela Rainha da Sucata, exibida pela Rede Globo e a segunda é a Hide Your Heart, que é um cover da banda Frehley's Comet (a banda que Ace Frehley criou depois que saiu do kiss). Na turnê, Carr quase não canta, e em 90, nas gravações de um novo disco, ele descobre que tem câncer no coração. No dia 24 de novembro de 1991 o mundo acaba perdendo um dos maiores bateristas do mundo Eric Carr caba morrendo por conta desse câncer no mesmo dia que Freddie Mercury do Queen morre.



     Fica aqui 3 vídeos: o primeiro é um vídeo clip da música I Was Made or Lovin' You do álbum Dynasty, o segunda música é um vídeo do show do kiss aqui no Brasil da musica I Love It Loud do disco Creatures of the Night e a terceira música já é da época sem maquiagem, é a musica Heaven's on Fire do álbum  Animalize: