Compartilhe

segunda-feira, setembro 30, 2013


Resenha: Dezesseis Luas

Cultura
Por: Joyce Félix




     Dezesseis Luas me surpreendeu bastante, confesso que quando o comprei fiquei com aquela sensação típica de quando o leitor compra o livro pela capa “É, acho que vai ser legal” e realmente foi legal, foi sensacional e sem duvidas algumas ele está na minha lista de livros favoritos e que com toda certeza eu irei reler. Ele é bem grandinho, são quase 500 páginas e para algumas pessoas pode não ser tão legal assim por ser grande e em algumas páginas meio parado. Ele me prendeu mesmo mais ou menos depois da página 60. 

    Em gênero eu o achei parecido com Sobrenatural, acho que quem é fã vai adorar ler Dezesseis Luas e os sucessores dele. Ele é bem completo, tem um cenário assustador, é bem misterioso, bruxaria, maldições e os personagens prendem muito o leitor. 

    A Trama é narrada em primeira pessoa pelo protagonista Ethan Wate que nasceu e cresceu em Gatlin. No começo da trama eu achei ele bem “maria vai com as outras” sempre seguindo a opinião dos seus colegas, porém tudo mudou quando conheceu Lena, que é uma garota que vive a esconder seus poderes e a maldição da sua família. 

    O que na opinião fez com que o livro não fosse “o livro” foi o fato de o Ethan ser praticamente uma menina disfarçada de menino em seus pensamentos, ele é completamente feminino e acredito que isso tenha sido pelo fato das autoras serem mulheres e de que elas não trabalharam muito para que ele seja um garoto, o que acabou deixando-o feminino demais e achar pensamentos masculinos neste livro é muito raro. O Livro é cheio de piadinhas e metáforas, o que em minha opinião foi bem legal e isso começa desde a primeira página. 

    Eu adorei a Lena, ela é uma garota forte e que não fica chorando pelos cantos e a personalidade dela é única, mas mesmo assim ela precisa muito do Ethan. 

   Em semelhanças alguns leitores podem lembrar um pouco de Crepúsculo ou até Harry Potter, mas nada que possa ser considerado um plagio ou algo parecido.  

  “Enterros eram assim, complexos. E a vida também, eu acho. As partes importantes você bloqueia totalmente. Mas os momentos aleatórios e distorcidos assombram você, se repetindo sem parar.”
Dezesseis Luas


Leiam! Ele é perfeito. Não quis colocar informações demais, pois não gosto de colocar spoilers e seria necessário.