Compartilhe

segunda-feira, outubro 14, 2013


A história da banda mais quente do mundo: Kiss 1992 a 2001 (Era de Bonze)


Cultura/Música
Por Wander Revitte


1992

Todos ficaram triste depois da morte de Eric Car, mas a vida continua e logo eles contrataram outro baterista no seu lugar chamado de Eric Doyle Mensinger que já tinha trabalhado com o nome de Black Sabbath e Alice Cooper, ele adotou um nome bem parecido com o de Eric Car, o artístico é Eric Singer.

Eric Singer

já com o novo baterista eles terminaram as gravações e em 14 de maio de 1992, lançam o décimo sexto álbum de estúdio, Revenge.

Revenge

agora Gene volta com tudo para a banda, o disco fica com a cara verdadeira do kiss, pesado mas não tanto (ficando entre Guns N Roses e Metallica) infelizmente o disco só ganhou 1 de ouro (para mim o disco que mais gosto é: Creatures of the Night, esse disco e o primeiro) também esse álbum  teve a colaboração de Vinnie Vincent, e a musica Carr Jam 1981 foi uma homenagem ao Eric Carr, a música "God Gave Rock And Roll To You II" (Cover do Argent) foi colocada no filme Bill & Ted's Bogus Journey, na turnê eles não fazem solos tirando Eric Singer, que é o único que fez solo nessa turnê para mostrar ao mundo a sua potência.

1993

18 de Maio de 1993, tentando de novo repetir o sucesso de Alive! eles vêm com Alive III (de novo não deu muito certo, só ganhou disco de ouro).

Alive 3

esse alive funciona mais ou menos como os outros alive, e contém uma nova música chamada de The Star Spangled Banner.

1994

esse é mais um ano sem álbum novo, mais em compensação em 21 de Junho de 1994 eles que lançam o Kiss My Ass: Classic Kiss Regrooved é um álbum tributo, com várias bandas regravando várias músicas do Kiss, o álbum recebeu disco de ouro e teve a participação de Stevie Wonder.


Capa de kiss my ass

esse disco tributo redeu um DVD que é uma junção de diversos vídeos e comerciais envolvendo a banda, inclui também apresentações ao vivo, ensaios e participações em programas da televisão francesa e italiana, entre outros (As versões Canadense, Japonesa e Australiana na capa do álbum tem a suas bandeiras no lugar da bandeira dos Estados Unidos).


Capa joponessa de kiss my ass

lembrando que o kiss consegue fabricar dinheiro, ele partem em uma turnê para divulgar esse disco tributo. Na data 27/08/94 eles retornam ao Brasil para fazer uma apresentação, que foi em São Paulo (foi um dos shows que mais lotaram do kiss só ficando atras dos shows de 1983), nessa turnê eles não faziam os solo e também não tinham o espetáculo de pirotecnia (apesar de ser o mesmo Paul e Gene, aquilo era tudo menos o kiss que conhecíamos, parecia uma banda normal).

1995

mais um ano sem disco novo, eles saem uma pequena turnê, onde havia exposição da historia da banda e nessas exposições eles faziam uma apresentação acústica, pedindo para a platéia gritar nomes de musicas para eles tocarem e com parceria com a MTV, eles lançam um CD e DVD dessa suposta turnê chamado de Kiss MTV Unplugged.


Foto de Unplugged

esse dvd funciona mais ou menos assim: com 3 atos, no primeiro eles tocavam com a formação atual (Paul, Gene, Bruce e Eric Singer) , o segundo ato era com a formação original (Paul, Gene, Ace e Peter) e o terceiro com todo mundo (Paul, Gene, Ace, Peter, Bruce e Eric Singer) tudo isso acústico (esses atos inspiram outro dvd). Na apresentação com a formação original bateu uma saudade neles dos anos 70, da época das maquiagens e eles perceberam que o que estavam fazendo não era eles de verdade, o kiss é maquiado, é com fogos e guitarra esfumaçante (todo essa emoção vai gerar outra coisa maravilhosa).

1996

com toda essa emoção de tocar novamente com a formação original, acontece uma reviravolta na cabeça e no coração dos fãs, eles voltam com as maquiagens, botas salto plataforma, pirotecnia, fantasia, solos e com a formação original, eles saem em turnê pelo mundo inteiro durando 2 anos, a turnê se chama Reunion Tour e foi uma das que mais lucraram.


Foto da reunion tour

com toda esse emoção do grupo eles não tiveram tempo para gravar um novo álbum, lançando assim, uma coletânea. Então em 25 de Junho de 1996, vem a primeiro coletânea do grupo com a formação original desde 1978, a coletânea se chama de You Wanted The Best, You Got The Best!!



lembrando que o kiss tem uma máquina de fazer dinheiro né, essa coletânea ganhou um disco de ouro.

1997

a turnê da reunion continua, mas Paul acrescenta algo novo, no começo de uma música ele pega uma tirolesa que vai do palco até uma plataforma instalada no meio da plateia e quando chega no solo da musica ele pega a mesma tirolesa para voltar ao palco.




No show de 5 de abril de 1997, Peter Criss por razões de saúde não pôde tocar, e não puderam cancelar o show, então o técnico de bateria de Peter, Eddie Kanon, tocou no show com a maquiagem de "Catman" de Peter.



Com essa turnê eles não podem gravar nada, então eles lançam outra coletânea chamada de  Greatest Kiss que teve o seu lançamento dia 8 de Abril de 1997.



essa coletânea foi gravada ao vivo e também ganhou disco de ouro.

Antes dessa turnê eles estavam gravando um disco, mas as gravações foram canceladas por conta da reunião, esse disco estava sendo vendido ilegalmente (pirata, em forma de jack sparrow), eles chamam de volta o Bruce Kulick para gravar os vocais em I Walk Alone (para ter uma musica inédita), e em 28 de outubro de 1997 vem o disco Carnival of Souls: The Final Sessions.



Que disco ruim! Esse, como Music From "The Elder”, não teve turnê (eles falavam que depois de terminar a turnê, eles fariam a turnê desse disco com a formação original mesmo), não ganhou certificado e para se ter certeza quando esse disco tocava nas rádios, o locutor falava exatamente assim:

-nossa, esse é o mesmo Paul Stanley que está contando.

Esse disco puxa muito para o lado Rock progressivo (para mim esse disco é pior do que o Music From).

1998

durante a turne, eles encontraram tempo para escrever musicas novas, criou-se uma grande expectativa pela formação original, eles diziam que ia ser o novo Destroyer, chamado Psycho Circus que teve o seu lançamento em 22 de setembro de 1998.



esse álbum contém a primeira música que eu ouvi do kiss, chamada de “Psycho Circus” que dá o nome para disco, ele acabou rendendo um disco de ouro e também foi lançado para PC e Dreamcast, o jogo Psycho Circus, onde os instrumentos dos integrantes eram as armas e usava o mesmo motor gráfico de Duke Nuken 3D.


na turnê nos dias 15/04/99 e 17/04/99 (durou dois anos), eles retornaram ao Brasil para duas apresentações, uma em São Paulo e outra em Porto Alegre, os telões dessa turnê eram 3D, quando você comprava os ingressos, ganhava os óculos, também nessa turnê eles chegaram a gravar o Alive IV, mais foi adiado o lançamento tantas vezes que acabou sendo cancelado. Ainda no mesmo ano lançam um documentário falando de toda a historia do kiss da época do Wicked Lester até a época da bem sucedida Reunion Tour e como sempre rendeu disco duplo de platina, o documentário se chama Kiss: The Second Coming e teve o seu lançamento no dia 24 de Novembro de 1998.



1999

vem mais uma filme do kiss, baseado na musica Detroit Rock City, a sinopse desse filme é essa: 1978: calças jeans, All Star e muito rock n' roll são os destaques desta época. A história gira em torno de Hawk, Jam, Lex e Trip, que são quatro jovens de uma escola secundária de Cleveland e fãs declarados de Kiss. Eles tem tudo dos quatro mascarados de Nova York, discos, camisas, poster, botons, gibis, tudo que esteja relacionado a sua banda favorita, inclusive uma banda cover chamada Mystery. Mas somente uma coisa eles não tem do Kiss, ingressos de shows. Eles até tinham os ingressos pro show marcado para o Cobo Hall, em Detroit, mas a mãe de Jam (uma senhora religiosa e conservadora), que não aprova o gosto do filho, descobre a existência das entradas e decide queima-los. Mas nada vai impedir esses garotos, que farão o possível e o impossível para assistir ao show da vida deles.


esse filme é muito engraçado, quem curte comédia tem que assistir.

2000 e 2001

depois de todos esses anos eles ficaram cansados e decidiram parar, mas antes entraram na última turnê da banda chamado de Kiss Farewell Tour ou The Last Kiss, que durou dois anos, Peter não pôde terminar a turnê, por estar mais cansado do que os outros (desculpinha), na seu lugar Eric Singer volta para banda. Criou-se uma grande expectativa para a maquigem dele, mas optaram por usar a mesma maquiagem de Peter, porque ele só estava lá para poder terminar a turne.


a turnê acaba e com isso a banda também, mas a historia não acaba por ai.


Como sempre, vou deixar três músicas, a primeira é God Gave Rock And Roll To You do disco Revenge a gravação e do Alive 3, o segundo vídeo também é do mesmo disco, mas a gravação da turnê do Kiss My Ass (é aqui em no Brasil em SP) a musica se chama Unholy e a terceira é Psycho Circus e a gravação é do suposto alive 4