Compartilhe

quinta-feira, março 28, 2013


Culinária Brasileira

Gastronomia
Por: Larissa Silva Meira


     A culinária do Brasil é fruto de uma mistura de ingredientes europeus, indígenas e africanos. Muitas das técnicas de preparo e ingredientes são de origem indígena, tendo sofrido adaptações por parte dos escravos e dos portugueses. Esses faziam mudanças em seus pratos típicos, substituindo os ingredientes que faltassem por correspondentes locais. A feijoada, prato típico do país, é um exemplo disso. Os escravos, trazidos ao Brasil desde fins do século XVI, somaram à culinária nacional elementos como o azeite-de-dendê e o cuscuz. As levas de imigrantes recebidas pelo país entre os séculos XIX e XX, vindos em grande número da Europa, trouxeram algumas novidades ao cardápio nacional e concomitantemente fortaleceu o consumo de diversos ingredientes.
     A alimentação diária, feita em três refeições, envolve o consumo de café-com-leite, pão, frutas, bolos e doces - no café da manhã; feijão com arroz no almoço - refeição básica do brasileiro, aos quais são somados, por vezes, o macarrão, a carne, a salada e a batata; e, no jantar, sopas e também as várias comidas regionais.
    As bebidas destiladas foram trazidas pelos portugueses ou, como a cachaça, fabricadas em própria terra. O vinho é também muito consumido, por vezes somado à água e açúcar, na conhecida sangria. A cerveja por sua vez começou a ser consumida em fins do século XVIII, e é hoje uma das bebidas alcoólicas mais comuns.



Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Culin%C3%A1ria_do_Brasil

Receita brasileira - Feijoada
Prato Típico

      Tempo de preparo 2h 20min
      Rendimento 20 porções
   
  Ingredientes
     
1 Kg de feijão preto
100 g de carne seca
70 g de orelha de porco
70 g de rabo de porco
70 g de pé de porco
100 g de costelinha de porco
50 g de lombo de porco
100 g de paio
150 g de linguiça portuguesa
 
Tempero:
2 cebolas grandes picadinhas
1 maço de cebolinha verde picadinha
3 folhas de louro
6 dentes de alho
Pimenta do reino a gosto
1 ou 2 laranjas
40 ml de pinga
Sal (se precisar)

Modo de preparo
Coloque as carnes de molho por 36 horas ou mais, vá trocando a água várias vezes, se for ambiente quente ou verão, coloque gelo por cima ou em camadas frias.
Coloque para cozinhar passo a passo as carnes duras, em seguida as carnes moles.
Quando estiver mole coloque o feijão, e retire as carnes.
Finalmente tempere o feijão
 Acompanhamentos:
Couve, arroz branco, laranja, bistecas, farofa, quibebe de abóbora, baião de dois, bacon, torresmo, linguicinha e caldinho temperado - copinhos.
Fonte: http://tudogostoso.uol.com.br/receita/2998-feijoada.html